Criar um Site Grátis Fantástico

Estudos Bíblicos

Estudos Bíblicos

ESTUDOS BÍBLICOS

Estudo para crianças, intermediários e adolescente

TEMA GERAL:OS MILAGRES DE JESUS NO EVANGELHO DE JOÃO E LUCAS

2ª AULA: Tema: COMO SOMOS SALVOS: PALAVRA, FÉ E GRAÇA.

2º. Assunto da 2ª. Aula:A cura do filho de um nobre – João4:46 a 54  – FÉ

“E havia ali um nobre, cujo filho estava enfermo em Cafarnaum. Ouvindo este que Jesus vinha da Judéia para a Galiléia, foi ter com ele, e rogou-lhe que descesse, e curasse o seu filho, porque já estava à morte. Então Jesus lhe disse: Se não virdes sinais e milagres, não crereis. Disse-lhe o nobre: Senhor desce, antes que meu filho morra. Disse-lhe Jesus: Vai, o teu filho vive. E o homem creu na palavra que Jesus lhe disse, e partiu”. João 4:46 a 54

REVISÃO DA AULA ANTERIOR

Na aula passada nós vimos que Jesus foi com sua família e seus discipulos a uma festa de casamento. Naquele casamento houve um problema: faltou o vinho, mas Jesus tinha sido convidado, ele estava lá e realizou o milagre da transformação de água em vinho dando o melhor vinho. O vinho representava a alegria da festa.

Devido a tantas lutas que enfrentamos durante a nossa vida, pode faltar a alegria (o vinho), mas nós devemos sempre convidar Jesus para estar presente conosco, porque ele não vem a nós se não o aceitarmos. Ele não força ninguém a servi-lo, mas nós temos que convidá-lo para estar presente no nosso dia a dia.

Nós somos salvos porque antes éramos como aquelas talhas vazias, mas agora fomos cheios de água, ou seja, ouvimos a Palavra e aceitamos Jesus em nosso coração e o Espírito Santo, o vinho que alegra o coração do homem, nos enche de alegria e de vida eterna.

DESENVOLVIMENTO DA SEGUNDA AULA

Nesta segunda aula vamos ver outro milagre do Senhor Jesus.

“Segunda vez foi Jesus a Caná da Galiléia, onde da água fizera vinho. E havia ali um nobre, (oficial do rei) cujo filho estava enfermo em Cafarnaum. Ouvindo este que Jesus vinha da Judéia para a Galiléia, foi ter com ele, e rogou-lhe que descesse, e curasse o seu filho, porque já estava à morte”. João4:46, 47

Jesus falou com ele: “Se não virdes sinais e milagres não crereis”. Mas o nobre disse: “Senhor desce antes que meu filho morra”. E Jesus lhe disse: “Vai, o teu filho vive”.- João 4:48 a 50

Aquele nobre creu nas palavras de Jesus “vai, o teu filho vive!” E no mesmo instante desceu e quando chegou em casa, seus servos sairam ao seu encontro trazendo boas notícas: “seu filho vive”. E o homem perguntou: a que horas aconteceu a sua cura? Às sete horas. Exatamente no momento em que ele intecedeu por seu filho junto a Jesus.

APLICAÇÃO:

Nobre homemquer dizer: aquele que faz parte da nobreza, famílias importantes de reis.
No sentido figurado da palavra, nobre quer dizer: que mostra grandeza de comportamento, elevação moral, distinção, que não faz acepção de pessoas; são pessoas justas com as outras, não sentem melhores do que os outros.
Nós como servos do Senhor demonstramos esta nobreza no nosso comportamento diário.

Fé – A fé é algo que a gente não vê, não pega, mas sentimos e confiamos naquele que foi capaz de dar a sua vida por nós, Jesus.

Fé – O homem creu na Palavra, teve fé – recebeu a graça de Deus (graça quer dizer favor não merecido).

Nós não vemos Jesus, mas nós cremos que ele existe. Cremos que ele ouve a nossa oração e tem poder não só para curar o nosso físco, mas principalmente a nossa alma.

As crianças, intermediários e adolescentes são como o filho de um nobre homem e muitas vezes por uma fraqueza ficam com a alma enferma, mas pela fé da sua oração feita a Deus, em nome de Jesus, reconhecendo a fraqueza, a dependência de Deus, pela fé de um pai que intercede,pela fé de uma igreja que zela por seus membros, Jesus opera e mesmo que o filho esteja longe, Ele vem com Sua graça e restabelece a saúde espiritual trazendo este filho à vida novamente.

“Ontem às sete horas a febre o deixou. Entendeu, pois, o pai que era aquela hora a mesma em que Jesus lhe disse: O teu filho vive; e creu ele, e toda a sua casa.

Jesus fez este segundo milagre, quando ia da Judéia para a Galiléia”. João 4: 52 a 54

 


Estudo para crianças, intermediários e adolescentes

4ª Aula

 Assunto: O SENTIDO DO NATAL

 Texto Fundamental: Lucas 2:10-14

“E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura. E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens.” Lucas 2:10-14.

 Dentre os grandes eventos narrados nas Escrituras e pelos profetas do Velho Testamento, podemos apontar no Novo Testamento dois destaques no projeto de Deus para a redenção do homem que havia se afastado dele:

- O primeiro diz respeito ao nascimento do Senhor Jesus;

- O segundo encerra o projeto referente à igreja – os que crêem no Senhor Jesus – que é oArrebatamento da igreja.

 

O nascimento de Jesus é um marco na história do homem, por ser o início da Obra Redentora, prometida por Deus para a reconciliação do homem com Deus. O Pai revela o Seu grande amor enviando o Seu filho a este mundo. Isto é: Deus se faz presente entre os homens na pessoa de seu único Filho Jesus Cristo com a finalidade de resgatá-los da morte.

Este projeto é chamado de Novo Testamento porque é um novo pacto de Deus com o homem – uma nova aliança, a prova da boa vontade de Deus para com o homem.

O Senhor Jesus cumpriu fielmente todo o projeto do Pai: Anunciou a Palavra de reconciliação; operou sinais que comprovavam que Ele é o Enviado de Deus; preparou homens que anunciassem as boas novas do Evangelho. Depois de assumir a culpa pelos nossos pecados, morrendo na cruz do Calvário, ressuscitou dentre os mortos, vencendo a morte.

 Hoje a família de Jesus (os que crêem no Senhor Jesus) identifica este momento profético, da mesma forma que Simeão e Ana e também como os pastores, com os olhos abertos e ouvidos atentos na vigília da noite, identificaram o Salvador que havia nascido

Observação: Durante o período de louvor nas classes serão cantados hinos sobre o nascimento do Senhor Jesus. Serão feitas orações de glorificação pelo ano na presença do Senhor e o hino “Na Cidade de Davi nasceu o Salvador”, será cantado no culto de Escola Dominical e à noite.

 

Pergunta para Crianças e Intermediários

Assunto: O Sentido do Natal

Texto: Lucas 2:11

P – Qual o nome da Cidade onde Jesus nasceu?

R – Belém, a Cidade de Davi.

“Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.”

Lucas 2:11.

 

Pergunta para Adolescentes

Assunto: O Sentido do Natal

Texto: Lucas 2:10-11

P – Qual foi a notícia de grande alegria que os anjos trouxeram para os pastores?

R – “… na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.”

Lucas 2:10-11.

 




O SENTIDO DO NATAL

(ESTUDO PARA CRIANÇAS, INTERMEDIÁRIOS E ADOLESCENTES)


2ª Aula

 Assunto: O SENTIDO DO NATAL

 Texto Fundamental: Lucas 2:9-11

 Objetivo: Levar as crianças, intermediários e adolescentes a entender que há um lugar para Jesus nascer: o nosso coração. No mundo não há lugar para Jesus nascer. Todas as portas se fecham. Mas em nosso coração há um lugar para Jesus nascer.

 

Introdução

Ninguém sabe verdadeiramente qual foi o diaem que Jesusnasceu. Há, portanto, necessidade dos servos de Deus, grandes e pequenos, conhecerem direitinho acerca desse nascimento glorioso, para não sermos enganados pelo inimigo do Senhor Jesus e nosso inimigo, que quer substituir a Verdade de Deus por mentira, para desviar as pessoas da salvação.

 A Palavra de Deus nos ensina tudo certo a respeito do nascimento (o natal) do Senhor Jesus.

O mundo estava em trevas, sem esperança de salvação. Chegou o tempo para as palavras dos profetas se cumprirem:

O Profeta Malaquias havia anunciado: “Mas para vós que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça e salvação trará debaixo das suas asas; …” (Malaquias 4:2).

 O que isso significa? Que Deus tem um projeto para trazer de volta para Si o homem que Ele criou. E o nascimento de Jesus, o nosso Salvador, é o cumprimento desse projeto, que é eterno:

 “… nascerá o sol da justiça …” – Jesus é o Sol da Justiça. Aquele que viria revelar uma coisa que estava escondida: o amor de Deus em salvar o homem;

 “… e salvação trará debaixo das suas asas …” – E Jesus viria para trazer a salvação para curar o homem da doença chamada pecado (inimizade com Deus).

Como aconteceu esse nascimento? Foi num palácio? Num lugar muito bonito?

Não. José e Maria, seus pais, eram descendentes de Davi. Eram pobres e moravamem Nazaré. Obedecendoà ordem do Imperador, vieram a Belém (a Cidade de Davi) para se alistarem. Maria estava grávida e enquanto se achavam em Belém, chegou o tempo de a criança nascer.

Podemos imaginar a luta para encontrar hospedagem. José perguntava: “Há um lugar para nós? Minha esposa vai ter neném”. Resposta: “Não, está tudo lotado.”

E José e Maria pararam numa estrebaria, lugar onde o gado fica. Muito humilde, muito pobre, sem ajuda de ninguém, Maria ali teve Jesus, o Filho de Deus.

A estrebaria é tipo do coração humilde, que recebe Jesus como Salvador. Há corações como casas grandes. Muitos cômodos, mas todos ocupados. Num quarto mora a mentira, no outro o orgulho, no outro a riqueza, e não há lugar para Jesus. Mas a estrebaria estava vazia! Era simples, humilde, foi ali que Jesus nasceu. Estrebaria é o mesmo que curral de ovelhas.

“Então Maria deu à luz o seu primeiro filho. Enrolou o menino em panos e o deitou numa manjedoura, pois não havia lugar para eles na estalagem.” (Lucas 2:7). Estalagem: lugar semelhante a uma pensão ou pousada.

 O Sol da Justiça nasceu! As profecias anunciadas durante séculos começaram a se cumprir. “O povo que andava em trevas viu uma grande luz e sobre os que habitavam na região da sombra de morte resplandeceu a luz.” (Isaias 9:2-5).

 

Os Pastores

Havia alguns pastores que de noite tomavam conta dos seus rebanhos. Eram homens simples, homens do campo, mas atentos aos ensinos da Palavra de Deus.

A coisa mais linda aconteceu: Apareceu o anjo do Senhor a luz gloriosa do Senhor brilhou por cima deles. Eles ficaram com muito medo, “mas o anjo disse: — Não tenham medo! Estou aqui para trazer uma boa notícia para vocês, e ela será motivo de grande alegria também para todo o povo! Hoje mesmo, na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês — o Messias, o Senhor!” (Lucas 2:9-11).

Ah! Também vou dar um sinal: “… encontrareis o menino envolto em panos e deitado numa manjedoura.” (manjedoura é o lugar onde o gado come).

Então eles viram, com o anjo, uma multidão de anjos e eles cantavam hinos de louvor a Deus, dizendo: “Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens!” (Lucas 2:14). Eles glorificavam ao Pai pela chegada deste menino Jesus ao mundo. Era Jesus, o Salvador, assim significa seu nome.

Aqueles pastores logo disseram: “Vamos a Belém ver este menino tão importante”.

Foram a Belém e na manjedoura estava esta criança tão especial! Contaram tudo que o anjo lhes disse. E todos os

que ouviram se maravilharam do que os pastores lhes diziam. Mas Maria guardava todas estas coisas, conferindo-as em seu coração.

“Então os pastores voltaram para os campos, cantando hinos de louvor a Deus pelo que tinham ouvido e visto. E tudo tinha acontecido como o anjo havia falado.” (Lucas 2.20).

 

Os Magos ou sábios do Oriente.

Enquanto os que moravam perto estavam distraídos e não perceberam o acontecimento extraordinário ali pertinho deles, os magos (ou sábios do Oriente) viajaram muitos quilômetros para ver o Rei Jesus.

Eles moravam longe de Belém, no Oriente, saíram da sua terra e vieram a Jerusalém visitar o Rei dos Judeus que havia nascido (Mt 2:1-13).

Eram homens nobres, sábios, estudiosos da astronomia. Vieram dirigidos por uma estrela que Deus lhes mostrou. Era uma revelação de Deus para eles. A visão era clara, porque as revelações de Deus são assim.

“… a estrela que tinham visto no Oriente ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino. E, vendo eles a estrela, alegraram-se muito com grande júbilo.” (Mateus 2:9-10).

 Então chegaram a Belém e numa casa (notem bem a palavra de Deus: numa casa), encontraram Maria e o menino. Já havia passado cerca de um ano.

Eles se prostraram e o adoraram. Depois abriram seus tesouros e ofertaram um presente digno de Rei, porque Jesus é Rei: ouro, incenso e mirra.

Esses presentes falam dos valores que Jesus iria precisar durante toda a sua vida:

Ouro - “Todo O PODER me é dado nos céus e na terra.” (Mateus 28:18);

Incenso - Ele glorificou a Deus com a sua vida de comunhão com o Pai, em ORAÇÃO;

Mirra - O SOFRIMENTO que suportou até à sua morte pelos pecadores, pisando a cabeça da serpente, conforme já estudamos.

Como é o seu coração? Você pode receber a Jesus? Há lugar para Ele? Se houver, os anjos vão cantar Glória e Aleluia, porque Jesus nasceu no seu coração. Isso é Natal.

 Então nós vemos quão maravilhosa é a história do Natal de Jesus, e como Jesus tornou-se homem para ser o nosso salvador. O povo do mundo sabe disto? Não, mas os salvos por Deus sabem, e por isso se alegram todos os dias do ano pelo nascimento de Jesus.

Jesus veio então para nos devolver a eternidade que o homem perdeu pela desobediência. Isto é maravilhoso, isto é saber o que significa o Natal.

 


1ª Aula

Assunto: O SENTIDO DO NATAL

Texto Fundamental: Malaquias 4.2

Objetivo: Mostrar alguns servos de Deus que conheciam as profecias sobre o nascimento de Jesus, o Salvador, não se esqueceram, guardaram tudo nos seus corações esperando este acontecimento.

As profecias sobre o Messias – o Senhor Jesus

Durante muitos séculos Deus anunciou que mandaria um Redentor. Muitos não deram ouvidos aos profetas enviados por Deus e preferiram seguir seus próprios caminhos. Desviaram-se do caminho do Senhor.

O silêncio profético

Maltrataram os profetas, ignoraram os avisos para que se arrependessem dos seus pecados e se voltassem para Deus, mesmo assim, o Profeta Malaquias, antes de se calarem as vozes dos profetas, anunciou a Palavra do Senhor:

“… mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas …” (Malaquias 4:2).

Chegou o tempo do cumprimento das profecias

Os ensinos sobre as promessas de Deus eram transmitidos pelos pais aos filhos. Enquanto alguns não prestaram atenção, outros eram fiéis e aguardavam a promessa da vinda do Messias e estavam atentos aos sinais, mesmo depois de 4 séculos de silêncio profético. Alguns deles:

Zacarias e Isabel

… Zacarias, cuja mulher era Isabel, “eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão (sem dar motivo para as pessoas chamarem a atenção dele) em todos os mandamentos e preceitos do Senhor. (…) O anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, …” Lucas 1:5

Zacarias era sacerdote. Sabem o que era um Sacerdote? Era um servo que trabalhava no Templo e levava as ofertas ao altar de Deus.

Um dia, quando ele entrou no Templo, um anjo lhe apareceu e anunciou que ele e Isabel iriam ter um filho.

Zacarias questionou o anjo, porque ele e sua mulher eram idosos e ela não podia gerar filhos. Por causa disso, ficou mudo até o dia em que seu filho nasceu.

E quando ele nasceu Zacarias louvou a Deus e profetizou sobre o perdão dos pecados e da salvação em Jesus:

“Bendito o Senhor Deus de Israel, porque visitou e remiu o seu povo,” (Lucas 1:68).

Alguma coisa muito importante esse filho iria fazer, porque um anjo veio anunciar o seu nascimento! (Lucas 1:13:17).

Quem seria esse filho? João Batista, que pregava no deserto da Judéia, usava roupas de pelo de camelo, com um cinto de couro e se alimentava de gafanhotos e mel silvestre e preparou o caminho do Senhor, que é Jesus (Mateus 3:1-6).

Maria

Lucas conta como Maria foi avisada de que seria a mãe do Salvador:

“… foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um varão, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. (…)

‘Disse-lhe então o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus; E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; …” (Lucas 1:26-32).

Maria respondeu: “… Eis aqui a serva do Senhor …”. Depois foi visitar Isabel e cantou um cântico de louvor ao Senhor: “… A minha alma engrandece ao Senhor, …”, baseado em textos do Velho Testamento.

 

José

Um servo do Senhor, obediente à Sua voz.

“… José (…) era justo (…). Em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; E dará à luz um filho e chamarás o seu nome Jesus; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.” (Mateus 1:19-21).

Ele obedeceu, recebeu Maria e adotou Jesus como filho.

Simeão

Lá no Templo os ricos levavam sacrifícios grandes, Deus aceitava, mas a nenhum rico Deus revelou o que revelou a um profeta chamado Simeão: “Simeão, o senhor não morrerá antes de ver o Cristo, o Senhor.”

Naquele dia o Espírito disse a ele: “Vá ao Templo, que hoje os pais vão trazer o menino.” Simeão foi e lá encontrou José, Maria e Jesus. Que alegria! Tomou Jesus no colo, louvou a Deus e disse: “Agora já posso partir, porque já vi a tua Salvação.” E profetizou sobre Jesus (Lucas 2:25-35).

Ana

Também uma serva chamada Ana foi ao Templo e contemplou Simeão, o profeta, com Jesus no colo. Isto é um ensino muito importante para as crianças e os adolescentes: “… ela dava graças a Deus, e falava dele a todos os que esperavam a redenção em Jerusalém.” (Lucas 2:38).

Conclusão

Essas coisas aconteceram há aproximadamente dois mil anos atrás.

Quando Jesus subiu para as alturas, depois que ressuscitou, dois anjos disseram aos discípulos que acompanhavam Jesus, que ele vai voltar.

Assim como os servos no passado ouviram falar sobre o nascimento de Jesus, e guardaram nos seus corações, esperaram e viram esse acontecimento, hoje aguardamos a sua volta.

Pergunta para Crianças e Intermediários

Assunto: O Sentido do Natal

Texto: Lucas 2:38

P – O que Ana fez quando chegou ao Templo e viu Jesus?

R – “… dava graças a Deus, e falava dele a todos os que esperavam a redenção em Jerusalém.”    (Lucas 2.36).

Pergunta para adolescentes

Assunto: O Sentido do Natal

Texto: Malaquias 4.2

P – Qual o nome que o profeta Malaquias dá ao Senhor Jesus no encerramento da sua profecia?

R – “… mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas …” (Malaquias 4:2).